

Cá em casa tá tudo bem.
Eu é que estou mto triste pq no dia 21 de Fevereiro perdí uma grande amiga, a Sofia Vale. É daquelas coisas que ainda não assimilei muito bem e parece que estou a ter um pesadelo.
A Sofia tinha feito análises e exames de rotina em Setembro/Outubro e estava de boa saúde.
A 12 de janeiro começou a sentir-se muito cansada, com uma grande gripe e com dores no corpo que a deitaram á cama. Foi ao médico e diagnosticaram-lhe gripe!
Como ela tinha uma mamografia de rotina para fazer, aproveitou o dia 19 de janeiro, em que se sentiu melhor e rumou á clinica de Sto António para fazer o exame. Já saiu de lá com uma carta e foi directamente para o IPO pois tinha um nódulo na mama que se desconfiava ser cancerígeno.
No IPO e devido ás queixas dela das fortes dores generalizadas no corpo, fizeram-lhe uma biópsia e exames mais específicos á médula.
No dia 30, a minha amiga foi saber que estava sentenciada de morte, pois tinha cancro em 80% dos ossos e pouco ou nada havia a fazer.
Veio para casa, com esta sentença, com medicação forte para as dores. Foi ela mesma quem me deu a notícia no mesmo dia á noite por telefone. Não quís acreditar que não havia nada a fazer, pois tirando as dores de que se queixava, a Sofia tinha um aspecto muito saudável!
No dia 4 de Fev, o estado físico dela começou a degradar-se e voltou ao IPO, onde encontrou outro médico que lhe deu alguma esperança, pois ainda havia 20% de probabilidades e ela tinha de se agarrar a isso. Se o cancro dela não era operável, podia fazer quimioterapia para o travar e contrariar de modo a que não avançasse mais.
Mas ela estava nas consultas externas e os exames de rotina só lhe foram marcados para o dia 20 de Fevereiro. Tentámos por todos os meios antecipar os exames e conseguímos para o dia 10, mas no dia 14 ela já mal conseguia andar e cansava-se muito.
Toda a gente me dizia que ela estava muito mal, que tinha emagrecido desmesuradamente, por isso qdo ela ficou internada no IPO a 16 de Fev, decidí que tinha de a ir visitar para ver com os meus olhos, pois não estava a acreditar.
Fui vê-la ao IPO no dia 18 e encontrei a mesma Sofia que vira 1 semana antes: com bom aspecto, bem disposta, talvez com menos 2 a 3 kgs do que antes, mas era a minha amiga Sofia. estivémos em animada conversa durante 2 horas.
Vim de lá muito animada e cheia de FÉ, pois ela ia começar a fazer quimioterapia no dia seguinte, só precisava de comer melhor, mas ela já se cansava muito, mesmo a falar.
Na quinta-feira a seguir á quimio, piorou bastante, induziram-lhe o coma, na sexta começou com falência múltipla dos orgãos pois o cancro avançou muito e apanhou-lhe o fígado e os pulmões (daí o cansaço). O coração dela era o que funcionava na perfeição, mas no sábado dia 21, pelas 11 da manhã parou de vez, quando os pulmões encheram de líquido!
Já no velório tive oportunidade de falar com a enfermeira dela que tb é daqui da nossa cidade, e ela disse-me que a Sofia já na quarta-feira estava em estado terminal ..... o que eu ví é o que as pessoas chamam de "as melhoras da morte".
Ela foi apanhada por um cancro fulminante, galopante, raríssimo pois a enfermeira classificou-o como "20" numa escala de 0 a 10!
Se no dia 16 qdo deu entrada no IPO o cancro ainda estava só nos ossos e na mama, numa semana apanhou todos os orgãos!!!!
35 anos de idade (fazia os 36 no dia 25 de Fev) 2 filhos com 10 e 3 anos!!!!!!
Que Deus a tenha. Paz e descanso á sua alma!
ATÉ SEMPRE MINHA AMIGA SOFIA!!!!!
2 comentários:
Sinto muito amiga pela Sofia e por todas as pessoas a quem esta doença assola. Fiquei em lágrimas ao ler o teu post.
Que a alma dela descanse em Paz. Um bj até ao céu.
Quanto q ti amiguitaaaaaaaa estás magrissimaaaaaa!!! Se te voltasse a ver não te reconhecia, isso é que não...
Fico feliz por ver que estão bem.
Eu faço beta dia 23, está quase, mas estou calmissima, fiquei com 2 congeladitos e coloquei 2.
Bj grande e tudo de bom para vós
Susana
AI AMIGA,
HÁ TANTO TEMPO QUE AQUI NAO VINHA
LAMENTO MUITO..ESTAS DOENÇAS MALVADAS..SEM DÓ NEM PIEDDAE!!!
MUITOS BEIJINHUSSSSSSSSSSSSSS
Enviar um comentário